SPO

Psicologia e Orientação em Contexto Escolar

Prosseguimento de Estudos

Cursos Científico-Humanísticos

Cursos Profissionais

Ensino Superior

Portal da Oferta Educativa

Dados e Estatísticas (ESup)


O Serviço de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar (SPO) é uma estrutura especializada de orientação/apoio educativo que assegura o apoio ao desenvolvimento psicológico do(a)s aluno(a)s e à sua orientação escolar e profissional, bem como o apoio psicopedagógico e ao sistema de relações da comunidade, previstas no Artigo 26.º da Lei de Bases do Sistema Educativo.

Quem pode recorrer ao SPO?
Este serviço é dirigido a todos os elementos da comunidade escolar que sejam significativos ao processo de desenvolvimento e de ensino aprendizagem dos alunos em questão: professores, titulares de turma, diretores de turma, pais e/ou encarregados de educação, funcionários e outros agentes educativos.

Como aceder ao SPO?
Poderá aceder a este serviço através de:

  • Contacto presencial ou email;
  • Sinalização/Encaminhamento do Docente Titular/Diretor de Turma;

Equipa do SPO

  • Jorge Humberto Costa (jorge.costa@esvalongo.org)
  • Pedro Castro (pedron.castro@esvalongo.org)
  • Ana Nobre (ana.nobre@esvalongo.org)

O Serviço de Psicologia e Orientação está empenhado em promover um ambiente escolar saudável e de apoio, visando o sucesso académico e o bem-estar de todos(as) os(as) alunos(as).


 

De acordo com o decreto-lei n.º 300/97, de 31 de outubro o Serviço de Psicologia e Orientação assegura, na prossecução das suas atribuições: o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade.

Os serviços desenvolvem a sua ação nos domínios do apoio psicopedagógico a alunos(as), professores e pais, e do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar. Os serviços exercem, ainda, a sua atividade no domínio da orientação escolar e profissional.

O Serviço de Psicologia e Orientação do nosso Agrupamento de Escolas é uma unidade fundamental no apoio ao desenvolvimento integral dos(as) nossos(as) alunos(as). Oferecemos uma variedade de serviços e recursos para promover o bem-estar emocional, o sucesso académico e o crescimento pessoal.


 

Apoio Psicopedagógico
Oferecemos aconselhamento individual e em grupo para lidar com questões emocionais, problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, entre outros.

Orientação Vocacional e Profissional
Auxiliamos os alunos na exploração das suas habilidades, interesses e perspetivas futuras, fornecendo orientação sobre escolhas educacionais e profissionais.

Intervenção Precoce
Identificamos precocemente possíveis dificuldades académicas, comportamentais ou emocionais, intervindo para prevenir complicações futuras.

Apoio à Comunidade Escolar: Colaboramos com professores, pais e encarregados de educação para oferecer estratégias de apoio aos alunos(as) dentro e fora do ambiente escolar.

Colaboração com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
Participamos na elaboração de Projetos Educativos Individuais (PEI) e Currículos Educativos Especiais (CEI) de alunos(as) matriculados ao abrigo do Regime Educativo Especial; Participamos na determinação das medidas educativas e de adaptação curricular consequentes da avaliação realizada; Acompanhamos, individualmente ou em grupo, alunos(as) abrangidos pelo Regime Educativo Especial; participamos nas reuniões da EMAEI.

Atendimento Individual

Sessões de aconselhamento individuais para lidar com questões pessoais, académicas e emocionais.

Workshops e Palestras
Realizamos eventos educativos para alunos, pais e professores sobre temas relevantes, como gestão do stress, bullying, entre outros.

Avaliação Psicológica
Efetuamos avaliações psicológicas para compreender melhor as necessidades individuais dos alunos.

 

Ficha de sinalização para avaliação psicológica

Ficha de autorização do Encarregado de Educação

Saúde mental dos jovens (eBook)

Vamos falar sobre bullying


Poster (alunos): Teoria da esperança


Poster (professores): Teoria da esperança



 
Última alteração: quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024 às 17:04