A nossa missão

A nossa missão

Princípios de orientação

O Agrupamento de Escolas de Valongo é uma unidade orgânica com uma missão de serviço público, que consiste em dotar todos e cada um dos cidadãos das competências e conhecimentos que lhes permitam explorar plenamente as suas capacidades, integrar-se ativamente na sociedade e dar um contributo para a vida económica, social e cultural do País. (Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de Abril).

Assumindo um papel preponderante na educação e formação da comunidade, o AEV deverá constituir-se como um espaço de aprendizagem para todos e todas, aberto às diferenças, sensível à diversidade cultural e disposto a rasgar novos horizontes, respondendo às necessidades da sociedade, alicerçada em princípios de rigor, eficiência e responsabilidade, mas também de cooperação, criatividade e autonomia.

Visão

Um agrupamento de escolas de excelência, reconhecido na sociedade educativa, pela qualidade das suas práticas.

Os princípios que nos orientam

  • A estrutura e a cultura do Agrupamento de Escolas de Valongo devem “confluir ao serviço do desenvolvimento emocional, social e cognitivo de cada aluno e aluna” (Emílio González, 2010).
  • Seguiremos um modelo organizativo de escola pública, baseado nos princípios da participação, implicação, corresponsabilidade e trabalho em equipa.
  • Pluralismo, democraticidade, transparência, organização e diálogo, por um lado, mas também competência, eficiência, exigência e rigor, por outro.
  • Uma cultura de (auto)avaliação, melhoria e qualidade conduzirão a uma escola aprendente e reflexiva, que se pensa no presente para se projetar no futuro e na continuidade, sempre renovada, da sua história.

Desta forma, todo o trabalho se orientará com vista a:

  • Promover o sucesso e prevenir o abandono escolar dos alunos e desenvolver a qualidade do serviço público de educação, em geral, e das aprendizagens e dos resultados escolares, em particular;
  • Promover a equidade social, criando condições para a concretização da igualdade de oportunidades para todos;
  • Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho, de realização e de desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Cumprir e fazer cumprir os direitos e os deveres constantes das leis, normas ou regulamentos e manter a disciplina;
  • Observar o primado dos critérios de natureza pedagógica sobre os critérios de natureza administrativa, nos limites de uma gestão eficiente dos recursos disponíveis para o desenvolvimento da sua missão;
  • Assegurar a estabilidade e a transparência da gestão e administração escolar, designadamente através dos adequados meios de comunicação e informação;
  • Proporcionar condições para a participação dos membros da comunidade educativa e promover a sua iniciativa.

Os valores que defendemos

Trabalho, Respeito, Responsabilidade, Criatividade, Diálogo, Liberdade, Colaboração, Cooperação, Compromisso, Inovação e Confiança.

Última alteração: quarta-feira, 14 de abril de 2021 às 10:59