Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Skip to footer Ir para o conteúdo principal

Blogue do site

DIA DO AGRUPAMENTO - 23 DE MAIO DE 2020

Publicado em 2021 Mar 31

Festejamos o 8º aniversário do Agrupamento de Escolas de Valongo.

Com uma vontade coletiva excecional e uma paixão única, fizemos crescer  um agrupamento onde se vive com propósito.

É com emoção, orgulho e sentido de pertença que comemoramos a construção deste agrupamento.

Juntos/as crescemos, juntos/as construímos um projeto, juntos/as vivemos momentos únicos.

Hoje, toda a comunidade educativa está de parabéns!

Pela educação e formação, cada um e cada uma dá o melhor de nós.

Vivemos tempos diferentes...

 "Make change happen!"

 Paula Sinde

 

YouTube: 



Regresso às aulas - 18/maio/2020

Publicado em 2021 Mar 31

Querido/a aluno/a


Ao fim de dois meses vais regressar à escola.

O pessoal docente e não docente preparou cuidadosamente o teu regresso.

Como tu, também nós estamos ansiosos pelo dia de amanhã.

Esperamos por ti!

Entretanto, recordo-te alguns passos que deves seguir rigorosamente:

- À entrada e saída da escola, higieniza as mãos;

- Utiliza sempre a máscara;

- Deves utilizar o portão dos carros se vais para os pavilhões E ou F;

- Deves utilizar o portão principal se vais para os pavilhões A ou B, seguindo pela esquerda, e para os pavilhões C ou D, seguindo pela direita;

- Também deves utilizar WC diferentes, de acordo com a sala onde estás a ter aulas.

Deves sempre seguir um código de conduta que garanta segurança para ti e para os/as outros/as.

Não te esqueças de três regras essenciais:

- Higienização frequente das mãos;

- Etiqueta respiratória;

- Comportamento e distanciamento social.

Para tudo o que precises, estaremos lá!


Tudo vai correr bem!


Paula Sinde


O Dia da Europa em 9 de maio de 2020

Publicado em 2021 Mar 31
O Dia da Europa em 9 de maio de 2020

Hoje em dia, a Europa vive dias difíceis e o combate à pandemia do Covid-19 é um desafio comum para os países europeus. É importante manter a união e a solidariedade entre todos, e por isso, a proteção dos cidadãos e das cidadãs é uma prioridade absoluta. A resposta europeia tem que estar imbuída de um espírito de solidariedade e coesão. (Ler mais: clique no título)

Nesse sentido, o Clube Europeu do AEV considerou relevante este ano assinalar o Dia da Europa abordando o tema. Foi feito através da plataforma Zoom, um debate com os alunos sobre a importância de sermos portugueses e pertencermos à Europa, onde a cooperação está a demonstrar ser primordial, pois este vírus não conhece fronteiras, não tem cor de pele nem nacionalidade. Para validarmos a nossa reflexão, os alunos propuseram a elaboração de trabalhos para comemorar o dia.

Esses trabalhos consistiram na análise dos dados sobre a problemática e a expansão do fenómeno do Covid-19 na Europa, em Portugal e no concelho de Valongo, na elaboração de mensagens e poemas de incentivo à prevenção do vírus, e na adaptação de uma letra ao hino da Alegria, que os alunos interpretaram.

Hoje foi o dia de apresentação dos trabalhos desenvolvidos. À hora marcada através da plataforma Zoom, aconteceu a conversa sobre “O Covid na Europa”, os alunos mostraram individualmente os trabalhos produzidos.

Esta atividade foi dinamizada pelo Clube Europeu e Biblioteca escolar do AEV com o apoio de outros professores.

A conclusão perpassou a mensagem que temos que estar confiantes que após ultrapassar a crise do Covid-19, a Europa estará ainda mais forte e unida.

EXAMES 2020 - Alunos Externos

Publicado em 2021 Mar 31

Na sequência da entrada em vigor no dia 14 de abril de 2020, do Decreto-Lei n.º 14-G/2020, o prazo de inscrição para exames nacionais foi prorrogado até 11 de maio de 2020. (Ver mais: clique no título)

Assim, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 8.º do referido Decreto-Lei, os/as alunos (as) devem alterar, quando necessário, as inscrições para os exames finais nacionais que já tenham sido efetuadas, com vista à adaptação das suas opções.

Nesse caso, deverão reformular o boletim (PDF editável) enviá-lo novamente para o email exames2020@esvalongo.org

No caso de manterem totalmente as opções anteriormente registadas no boletim de inscrição, deverão enviar um email para o endereço acima referido, no qual se identificam e declaram que pretendem manter as opções anteriormente elencadas.

Cibersegurança – divulgação de boas práticas

Publicado em 2021 Mar 31

O Centro Nacional de Cibersegurança disponibiliza um conjunto de boas práticas a utilizar no âmbito do trabalho a partir de casa, desde o contexto de aulas não presenciais até reuniões, passando por cuidados a ter no download de apps e outros comportamentos defensivos que devem ser adotados especialmente neste período.

CLIQUE PARA ACEDER

_

Publicado em 2021 Mar 31
_

  

Informação e Votos de Boas Páscoa

Publicado em 2021 Mar 31

Informação e Votos de Boa Páscoa da Senhora Diretora (Mais: Clique no título)

Ex.º Senhor/a

Encarregado/a de Educação

No passado dia 27 de março, terminou o 2º período letivo.

Esta semana decorreram os conselhos de docentes e de turma para avaliação.

A partir de amanhã, os níveis e as classificações dos/as alunos/as estarão disponíveis no portal do agrupamento - Portal do Aluno e do Encarregado de Educação - INOVAR.

Os encarregados de educação deverão aceder com as credenciais pessoais.

Na próxima semana, as educadoras enviarão via email,  as informações relativas às crianças da educação pré-escolar.

Os últimos dias foram diferentes e desafiantes para a escola e as famílias.

Agora, encontramo-nos na interrupção das atividades letivas.

Fiquem em casa!

Desejamos que a Páscoa seja um período de Paz e Esperança!

Valongo, 2 de abril 2020

A diretora

Paula Sinde

Inscrições para Provas e Exames dos ensinos básico e secundário

Publicado em 2021 Mar 31

As datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário são prorrogadas até dia 3 de abril.


ALUNOS/AS DO AEVALONGO

 

1. Os boletins de inscrição (modelo EMEC), em formato editável,encontram-se disponíveis neste portal, no separador Exames Nacionais - clique para aceder

O/a aluno/a, ou o encarregado de educação, deve descarregar e preencher o referido boletim.

Depois de devidamente preenchido, o boletim deve ser enviado para o email do/a respetivo/a diretor/a de turma.

2. No caso de o/a aluno/a já dispor do boletim de inscrição EMEC, pode em alternativa, proceder ao seu preenchimento e digitalização.

Após este procedimento, o boletim deve ser enviado para o email do/a respetivo/a diretor/a de turma.

3.  Nas situações em que nenhum dos procedimentos descritos seja possível, o/a aluno/a, ou o encarregado de educação, poderá proceder à inscrição através do preenchimento do formulário disponível em  https://exames.dgeec.mec.pt/candidatura.php.

Neste caso o/a aluno/a terá que informar, via eletrónica, o/a respetivo/a diretor/a de turma.

4. Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial, os alunos que procederam à inscrição através de correio eletrónico ou de formulário, entregam o boletim de inscrição (modelo descarregado ou original EMEC) preenchido e assinado pelo próprio, quando maior, ou o encarregado de educação, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição.

5. Os/as alunos/as que pretendem concorrer ao ensino superior deverão, igualmente, enviar o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em www.dges.gov.pt

 

ALUNOS/AS QUE NÃO FREQUENTAM O AEVALONGO

 

1. Os boletins de inscrição (modelo EMEC), em formato editável,encontram-se disponíveis neste portal, no separador Exames Nacionais - clique para aceder

O/a aluno/a, ou o encarregado de educação, deve descarregar e preencher o referido boletim

O envio do boletim de inscrição, devidamente preenchido, deve fazer-se para o seguinte correio eletrónico: exames2020@esvalongo.org

2. No caso de o/a aluno/a já dispor do boletim de inscrição EMEC, pode em alternativa, proceder ao seu preenchimento, digitalização e envio para o correio eletrónico exames2020@esvalongo.org

3. Nas situações em que nenhum dos procedimentos descritos seja possível, o/a aluno/a, ou o encarregado de educação, poderá proceder à inscrição através do preenchimento do formulário disponível em  https://exames.dgeec.mec.pt/candidatura.php.

Os/as alunos/as que optem por esta hipótese devem enviar o referido comprovativo para o seguinte correio eletrónico: exames2020@esvalongo.org

4. Os alunos deverão, igualmente, enviar o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em www.dges.gov.pt

5. Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial, os alunos que procederam à inscrição através de correio eletrónico ou de formulário, entregam o boletim de inscrição (modelo descarregado ou original EMEC) preenchido e assinado pelo próprio, quando maior, ou o encarregado de educação, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição.

Comunicado

Publicado em 2021 Mar 31

Ex.º Senhor/a


Encarregado/a de Educação

Como é do vosso conhecimento, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, e de acompanhamento à família, de 16 de março a 13 abril.

Para que esta medida surta o efeito desejado, é essencial que os/as alunos/as e as famílias cumpram, de forma rigorosa, as regras de higiene, etiqueta respiratória, distanciamento social, evitando a deslocação a locais com concentração de pessoas.

Os/as alunos/as deverão manter o contacto com o/a diretor/a de turma e os docentes do conselho de turma, porque serão enviadas atividades pedagógico-didáticas a realizar.

Relativamente à inscrição nos exames nacionais, os/as alunos/as não devem dirigir-se à escola, aguardando informação sobre os procedimentos a seguir.

Para a sinalização de novas situações de suspeição ou contágio poderá utilizar o email covid19@esvalongo.org ou os telefones 224221401/7 e 926655116. Desta forma, poderá manter-se a identificação de cadeias de contágio.

Solicito que consulte com regularidade o portal e as redes sociais do agrupamento.



Valongo, 13 de março de 2020

A Diretora

Paula Sinde

Aviso

Publicado em 2021 Mar 31

Inscrições para as provas e exames do ensino secundário

de 11 a 24 de março


  
Scroll to top