Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Skip to footer Skip to main content

Blog entry by FVentura Admin

Inscrições – Provas e Exames 2021/2022
Posted on 2022 Mar 29
0

No passado dia 24 de março do corrente ano, teve lugar a publicação do Despacho Normativo n.º 7-A/2022, que regulamenta as provas de avaliação externa e as provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário.

Assim, avisam-se todos os interessados que, de acordo com o referido Despacho, as inscrições para Provas e Exames decorrem no período de 24 de março a 4 de abril do corrente ano.

As inscrições para a realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência do ensino secundário, através da plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames, disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login,  no link a seguir encontram-se as principais situações a ter em consideração na interação com a plataforma, 

 e as faq’s piepe 2022 disponíveis em,

https://www.dge.mec.pt/perguntas-frequentes-plataforma-de-inscricao-eletronica-piepe .

Após a submissão da inscrição na plataforma referida no número anterior, os serviços de administração escolar procedem à validação das inscrições até quatro dias úteis após o termo do prazos na 1ª fase e até um dia útil na 2ª fase.

Nas situações em que há lugar ao pagamento da inscrição, a validação a que se refere o número anterior fica provisória, convolando-se a inscrição em definitiva após o respetivo pagamento.

O prazo de retificação das inscrições efetuadas através da plataforma, quando solicitadas pela escola, é de dois dias úteis após o pedido de retificação.

Os alunos internos e autopropostos abrangidos pela escolaridade obrigatória estão isentos de qualquer pagamento em ambas as fases.

Os alunos autopropostos fora da escolaridade obrigatória estão sujeitos ao pagamento de 3 euros por disciplina.

Os alunos que se inscrevam para melhoria de classificação, cujo resultado releva apenas como classificação de prova de ingresso, deverão pagar 3 euros por disciplina.

Os alunos que se inscreverem depois de 4 de abril, mediante solicitação realizada na plataforma acima referida, podem ainda ser autorizadas pelo diretor, desde que se encontrem asseguradas as condições de realização das provas e exames e que tal autorização não implique alteração da requisição de enunciados oportunamente feita à Editorial do Ministério da Educação, tendo de pagar uma multa de 20 euros no ensino básico e de 25 euros no ensino secundário, qualquer que seja o número de disciplinas em que se inscrevem, acrescida da propina de inscrição correspondente.

Os alunos que pretendem candidatar-se ao Ensino Superior devem efetuar o pedido de atribuição da senha necessária através da página:

https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx

para se candidatar ao ensino superior público.

Após submeter os dados requeridos dados ser-lhe-ão enviadas, para o endereço de correio eletrónico indicado, as instruções necessárias para confirmar o seu Pedido de Atribuição de Senha e imprimir o recibo correspondente.

Se, depois de submeter o seu Pedido de Atribuição de Senha, não receber as instruções de confirmação aceda a Consultar Estado do Pedido.

Deve apresentar o recibo do Pedido de Atribuição de Senha e a sua identificação na escola que selecionar, para certificar o seu pedido.

Após certificar o seu pedido a senha de acesso ser-lhe-á enviada para o seu endereço de correio eletrónico (as senhas só serão enviadas a partir de maio).

Para qualquer dúvida devem ser contactados os serviços administrativos do agrupamento presencialmente das 9:00 às 17:00 nos dias úteis, com exceção das quartas-feiras em que o horário é das 9:00 às 20:00, pelos números 224221401 ou 926658778 e pelo endereço de correio eletrónico esv.secretaria@esvalongo.org.

Para outras informações tem em atenção o portal do agrupamento disponível em, https://aevalongo.dyndns.org/portal/ e o do júri nacional de exames acessível em https://www.dge.mec.pt/informacoes-1.”.

 


  
Scroll to top