Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Skip to footer Ir para o conteúdo principal

Blogue do site

Cursos Profissionais - Época avaliação extraordinária de julho

Publicado em 2022 Jun 14
Ficha_inscricao_AvalExtraordinaria_CProf_2021_22.docx

Informa-se que a época avaliação extraordinária de julho, dos cursos profissionais, vai decorrer entre 4, 5, 6, 7 de julho de 2022. 

O período de inscrição para a realização destes exames decorrerá entre 20 e 21 de junho.  

Descarregue e preencha a ficha de inscrição (em anexo), que deve ser enviada para o Diretor de Curso para confirmação e depois entregue nos Serviços Administrativos.

 

Renovações de matrículas | 2022/2023

Publicado em 2022 Jun 13

Calendarização


Mais se informa que, para além dos anos de escolaridade assinalados, é necessário utilizar o Portal das Matrículas sempre que se pretenda ou seja necessária:

  • A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
  • A alteração de encarregado de educação;
  • A mudança de curso ou de percurso formativo.

Em caso de necessidade de acompanhamento no processo de renovação de matrícula no Portal de Matrículas, indicamos a calendarização para efetuarem o pedido presencialmente:


O pedido de renovação de matrícula só se torna definitivo após o resultado da avaliação do 2.º semestre. 

Provas de Avaliação Externa

Publicado em 2022 May 19

Encontram-se disponíveis, no separador ‘Informações-Prova 2021/2022’, da área «Provas e Exames» do site do IAVE, as instruções de realização e os critérios de classificação das provas  finais de ciclo e dos exames finais nacionais de 2021/2022.

(Abrir o separador aqui)

 

INSCRIÇÕES ASE | REFEIÇÕES ESCOLARES | AAAF | CAF - EPE E 1ºCEB

Publicado em 2022 May 11
1CEB%20Boletim%20de%20candidatura%202022-2023_edit_V2.pdf

As inscrições nos serviços da responsabilidade da Câmara Municipal de Valongo deverão ser efetuadas da seguinte forma:

Inscrições pela primeira vez nos serviços

Deverão ser preenchidos os boletins de candidatura editáveis (em anexo) e enviados, até dia 30 de junho, com os documentos solicitados (indicados nos boletins), para o seguinte email: matriculas@esvalongo.org.

Renovação das inscrições

Deverão ser efetuadas na Plataforma SIGA, disponível em https://siga1.edubox.pt/SIGA/memberLogin.aspx, através das credenciais de acesso enviadas em setembro de 2021, até dia 10 de junho.

Em caso de dificuldade de acesso à Plataforma SIGA contacte os serviços da Educação da Câmara Municipal de Valongo por telefone (224227900) ou email (desas@cm-valongo.pt).

Encontra em anexo os boletins de candidatura da EPE e 1º CEB. 


Transporte Escolar – 2022/2023

Publicado em 2022 May 05
Transp.Esc.%20Impresso.pdf

Avisam-se todos os Srs. Encarregados de Educação dos alunos que vão frequentar no próximo ano letivo de 2022/2023 a Escola Básica de Sobrado, nomeadamente, o 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano e que residem a uma distância igual ou superior a 4km do estabelecimento de ensino, ou que residem em Sobrado e vão frequentar no ano letivo 2022/2023 a Escola Secundária de Valongo, que as candidaturas a Subsídio de Transporte Escolar financiado pela Câmara Municipal de Valongo decorrerão entre 09 e 27 de maio de 2022, impreterivelmente.

 

O requerimento deverá ser feito em impresso próprio a solicitar nos Serviços Administrativos da Escola Secundária de Valongo. Poderão em alternativa imprimir o impresso aqui disponível em anexo e, após anexar os documentos solicitados no próprio impresso, o processo de candidatura deverá ser entregue nos respetivos serviços.


Candidatura à Ação Social Escolar | 5.º ao 12.º ano | 2022/2023

Publicado em 2022 May 05
ASE%20Impresso.pdf

Avisam-se todos os discentes e respetivos Encarregados de Educação que a Candidatura ao Subsídio de Ação Social Escolar para o ano letivo 2022/2023 decorrerá no período entre o dia 09 e 27 de maio de 2022, impreterivelmente.

A candidatura deverá ser feita presencialmente junto dos Serviços Administrativos da Escola Secundária de Valongo (Ação Social Escolar) entre as 09:00 e as 17:00 horas.

Documentos necessários:

  • Boletim de candidatura ao subsídio escolar, a levantar nos serviços administrativos de Valongo. Poderão em alternativa, imprimir o impresso disponível em anexo.
  • Declaração emitida à data atual pela Segurança Social/Entidade Patronal onde conste o escalão de abono de família em que se enquadra o discente;
  • Cópia do IBAN, onde conste o respetivo nº e nome do(s) titular(es).

  Não serve talão de multibanco.


MATRÍCULAS EPE / 1.ºCEB – 2022/2023

Publicado em 2022 Apr 20
Lista.pdf

Informam-se os/as encarregados/as de educação que o período para a realização da primeira matrícula na educação pré-escolar e no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, para o ano letivo de 2022/2023, decorrerá até 16 de maio.

O pedido de matrícula deverá ser efetuado, preferencialmente, via Internet, na aplicação disponível no Portal das Matrículas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt), com recurso a uma das seguintes formas de autenticação: credenciais de acesso ao Portal das Finanças / Cartão de Cidadão / Chave Móvel Digital.

Não sendo possível efetuar o pedido de matrícula online, os/as encarregados/as de educação poderão fazê-lo de forma presencial na EB de Sobrado, mediante marcação prévia efetuada através do contacto telefónico 926 658 210.

Encontra qui em anexo a lista de documentos necessários (Lista.pdf)


Informações-Prova 2021/2022

Publicado em 2022 Apr 05

Disponibilizam-se as informações complementares relativas às provas de 2021/2022

Consulte-as acedendo a https://iave.pt/provas-e-exames/informacoes/


Disponibiliza-se a retificação à Informação-Prova Geral 2021/2022, decorrente da publicação do Decreto-Lei n.º 27-B/2022, de 23 de março.

Consulte-a acedendo a https://iave.pt/provas-e-exames/informacoes/

 

(Estas informações estão também disponíveis no nossa secção de Provas e Exames)




Inscrições – Provas e Exames 2021/2022

Publicado em 2022 Mar 29

No passado dia 24 de março do corrente ano, teve lugar a publicação do Despacho Normativo n.º 7-A/2022, que regulamenta as provas de avaliação externa e as provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário.

Assim, avisam-se todos os interessados que, de acordo com o referido Despacho, as inscrições para Provas e Exames decorrem no período de 24 de março a 4 de abril do corrente ano.

As inscrições para a realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência do ensino secundário, através da plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames, disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login,  no link a seguir encontram-se as principais situações a ter em consideração na interação com a plataforma, 

 e as faq’s piepe 2022 disponíveis em,

https://www.dge.mec.pt/perguntas-frequentes-plataforma-de-inscricao-eletronica-piepe .

Após a submissão da inscrição na plataforma referida no número anterior, os serviços de administração escolar procedem à validação das inscrições até quatro dias úteis após o termo do prazos na 1ª fase e até um dia útil na 2ª fase.

Nas situações em que há lugar ao pagamento da inscrição, a validação a que se refere o número anterior fica provisória, convolando-se a inscrição em definitiva após o respetivo pagamento.

O prazo de retificação das inscrições efetuadas através da plataforma, quando solicitadas pela escola, é de dois dias úteis após o pedido de retificação.

Os alunos internos e autopropostos abrangidos pela escolaridade obrigatória estão isentos de qualquer pagamento em ambas as fases.

Os alunos autopropostos fora da escolaridade obrigatória estão sujeitos ao pagamento de 3 euros por disciplina.

Os alunos que se inscrevam para melhoria de classificação, cujo resultado releva apenas como classificação de prova de ingresso, deverão pagar 3 euros por disciplina.

Os alunos que se inscreverem depois de 4 de abril, mediante solicitação realizada na plataforma acima referida, podem ainda ser autorizadas pelo diretor, desde que se encontrem asseguradas as condições de realização das provas e exames e que tal autorização não implique alteração da requisição de enunciados oportunamente feita à Editorial do Ministério da Educação, tendo de pagar uma multa de 20 euros no ensino básico e de 25 euros no ensino secundário, qualquer que seja o número de disciplinas em que se inscrevem, acrescida da propina de inscrição correspondente.

Os alunos que pretendem candidatar-se ao Ensino Superior devem efetuar o pedido de atribuição da senha necessária através da página:

https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx

para se candidatar ao ensino superior público.

Após submeter os dados requeridos dados ser-lhe-ão enviadas, para o endereço de correio eletrónico indicado, as instruções necessárias para confirmar o seu Pedido de Atribuição de Senha e imprimir o recibo correspondente.

Se, depois de submeter o seu Pedido de Atribuição de Senha, não receber as instruções de confirmação aceda a Consultar Estado do Pedido.

Deve apresentar o recibo do Pedido de Atribuição de Senha e a sua identificação na escola que selecionar, para certificar o seu pedido.

Após certificar o seu pedido a senha de acesso ser-lhe-á enviada para o seu endereço de correio eletrónico (as senhas só serão enviadas a partir de maio).

Para qualquer dúvida devem ser contactados os serviços administrativos do agrupamento presencialmente das 9:00 às 17:00 nos dias úteis, com exceção das quartas-feiras em que o horário é das 9:00 às 20:00, pelos números 224221401 ou 926658778 e pelo endereço de correio eletrónico esv.secretaria@esvalongo.org.

Para outras informações tem em atenção o portal do agrupamento disponível em, https://aevalongo.dyndns.org/portal/ e o do júri nacional de exames acessível em https://www.dge.mec.pt/informacoes-1.”.

 

Notícia triste - atualização

Publicado em 2022 Mar 08
As cerimónias fúnebres da Professora Cândida Bessa terão lugar amanhã, 4.ªfeira, 09 de março, na Igreja Matriz de Valongo, sendo o velório a partir das 10h e o funeral às 13h.

  
Scroll to top